Loja Virtual

Loja virtual é um dos canais do E-commerce. Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas. Porém, também temos outros, como marketplaces, vendas nas redes sociais, aplicativos de mensagens e até vendas por e-mail marketing… Todos eles são canais do comércio eletrónico.

É um website que permite realizar todo o processo de negociações de compra e de venda de produtos ou de serviços por meio da internet, desde a escolha até o pagamento.

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Loja Virtual: O Que é?

Os grandes diferenciais desse canal são oferecer segurança, conforto e preços baixos e estar sempre aberto (em qualquer dia ou em qualquer horário). Consumidores de qualquer lugar do mundo podem acessar o site, navegar pelas categorias, escolher os produtos e receber a sua compra em casa.

Uma loja virtual tem como intuito ser uma ferramenta para as negociações de compra e de venda de produtos, a partir de informações capazes de ajudar o usuário a finalizar uma compra, como o preço, as descrições dos itens, as formas de pagamento e a entrega. Tudo isso impacta a experiência de compra e é considerado quando o cliente pensa em voltar ou não a fazer negócios.

Quais são as vantagens de uma Loja Virtual?

Ter uma Loja Virtual é vantajoso, em primeiro lugar, porque é possível diminuir custos. Você não precisa, necessariamente, manter uma loja física — basta ter um ambiente para estocar produtos e despachar os pedidos.

O investimento é consideravelmente inferior ao necessário para um loja física em um bom ponto comercial, como um shopping por exemplo.

Também é uma forma de ficar atualizado com as novas necessidades e de gerar conforto para os clientes. Para melhorar, todos os resultados podem ser analisados, como o número de visualizações de um produto ou abandono de carrinho, e usados para orientar futuras decisões.

Dúvidas mais comuns sobre e Loja Virtual?

Entenda que se você não estiver disposto a trabalhar nesse novo canal de vendas, isso vai evitar a evolução da sua própria empresa. Pois se o seu cliente estiver procurando o seu produto online e você não estiver lá, ele vai comprar do seu concorrente.

Por isso que ter uma loja virtual no mesmo segmento de sua empresa física é uma grande oportunidade para você crescer e aumentar suas vendas e o fluxo de clientes em sua loja física também.

Suas vendas aumentam, seu número de clientes aumentam, as visitas à sua loja física aumentam, pois muitos clientes que ainda não conhecem a sua loja física terão interesse em conhecer o produto pessoalmente ou a necessidade de adquiri-lo com urgência ou querer observar o produto em mãos antes da compra, sentir o toque, ver o tamanho, cores, detalhes.

  • Vai aumentar suas vendas
  • Não diminui vendas da loja física
  • Seu Concorrente está na internet
  • A loja física no topo do Google.
  • Baixo custo 

A loja virtual deve conter algumas funcionalidades básicas para operar sem problemas, como cadastro de produtos, preços e promoções, controle de estoque, disponibilização de meios de pagamento, gestão de frete e envio de pedidos e análise de relatórios operacionais — que são essenciais para a gestão do seu negócio.

Quando você cria sua loja virtual, ela precisa ficar hospedada em algum lugar, certo? Essa hospedagem acontece na rede, ou seja, sua Loja Virtual precisa de um espaço só seu na internet. 

Já se foi o tempo em que a administração de um Loja Virtual dependia de uma equipe completa de especialistas. Hoje você pode fazer a maior parte das coisas por conta própria, já que os serviços são entregues com uma interface de fácil usabilidade. Aqui na Connect Trainer, por exemplo, oferecemos suporte, consultoria, ferramentas e as estratégias necessárias para turbinar o seu Loja Virtual.

O processo pode ser feito pelo próprio lojista ou administrador. Isso porque depende apenas de estratégia e cuidado na hora de cadastrar os produtos, com padronização, informações completas e corretas e, claro, imagens de qualidade e uma categorização que faça sentido dentro do Loja Virtual para o cliente.

A Loja Virtual é a sua verdadeira vitrine na internet. Por isso, é preciso ter uma visão estratégica na hora de montar a camada de apresentação da loja virtual, essencialmente composta por produtos e banners, por exemplo. A ideia é criar uma identidade harmônica e que não haja poluição visual, ou seja, excesso de informações, elementos e cores que podem confundir e espantar visitantes e potenciais compradores.

Assim que o cliente realiza a sua compra, a loja virtual também vai disparar um e-mail com as informações do pedido e os próximos passos. Todas elas também ficam armazenadas na camada de banco de dados da plataforma, de modo que o usuário consiga consultar o andamento da sua compra pela área de clientes do site. Além de passar segurança, esse acompanhamento faz com que o setor de atendimento não fique sobrecarregado.

O preço do frete pode prejudicar as vendas, por isso, ele deve ser calculado corretamente e ser um diferencial competitivo para sua Loja Virtual. Por isso, você pode incluir o valor no preço do produto e oferecer frete grátis, bem como fazer essa oferta em compras acima de determinado valor.

Isso vai depender da forma de pagamento disponibilizada. Ele pode receber por meio de depósito bancário ou através de boletos. Em ambos os casos, o cliente quita o valor total do produto e, após a confirmação do pagamento, o pedido pode ser separado e postado. Quando o pagamento for por cartão, a loja recebe o valor da compra e o cliente, nesse caso, paga ao banco utilizado na transação (à vista ou parcelado no crédito).

Sim, precisa! A nota fiscal é o documento que demonstra a regularidade das vendas, então sua Loja Virtual também deve emiti-la a cada transação concluída. Além do não uso da nota implicar em crime de sonegação fiscal, ela garante direitos ao consumidor, sobretudo em situações de troca ou devolução.

Fotos de qualidade e informações completas são essenciais, como você já sabe. No entanto, tudo isso deve ser visto! Então, para divulgar seus produtos, atrair e reter mais clientes é necessário contar com estratégias de marketing digital, por exemplo, sobretudo nas redes sociais. Também vale a pena nutrir um blog com conteúdos relevantes sobre sua área de atuação e manter o site da sua Loja Virtual sempre atualizado.

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